top of page

Estamos chegando ao fim da ditadura da beleza?

Comecei a semana feliz. Li um texto na Revista Donna que fala sobre a quebra de padrões no que diz respeito ao corpo. Em 10 mandamentos a jornalista Thamires Tancredi apresenta porque devemos nos aceitar da forma como somos.

Se você não leu vale a pena.

Como mulher, sei bem o que cada uma das participantes do ensaio fotográfico (com sua beleza particular) sente ao ser ‘analisada’ pelas outras pessoas. Infelizmente vivemos em uma sociedade que dita padrões, na maioria das vezes impossíveis de se seguir. O Brasil é um país com uma mistura de raças que traz consigo diferentes tipos de pessoas, por que devemos ser todas iguais?

Sempre fui muito magra. Na adolescência, algumas vezes, motivo de piada, mas gostava do que via no espelho. Aos 19 anos tive que retirar o apêndice (até hoje não sei pra que ele serve) e isso me deixou uma cicatriz na barriga. Esses 4 ou 5 centímetros me fizeram mudar. Parei de usar roupas que mostravam a barriga, não sei se por vergonha ou pra não ter que responder o que tinha ocasionado aquele sinal.

Ao mesmo tempo em que mudei o que vestia fui deixando de me preocupar tanto com a alimentação. Isso me trouxe alguns quilos a mais e a percepção de que estou melhor agora. Deixei de ser tão encanada. Se tenho vontade de comer pizza ou uma barra de chocolate eu como, sem peso na consciência.

Frequento a academia porque gosto e acho que traz benefícios para minha saúde, mas isso não impede que eu saia com minhas amigas para um happy hour regado a batatas fritas.

Temos que parar de querer idealizar na gente aquilo que os outros são. Se você está bem consigo mesmo não importa o peso, a cor do cabelo ou a marca de roupa que usa. E esse ensaio fotográfico mostrou isso. Cada mulher ali estava feliz da forma que é, sem vergonha de expor seu corpo para todo mundo ver.

Além das aparências também temos que cuidar com o que falamos a respeito do outro. Às vezes uma simples frase sem pensar pode magoar. Já aconteceu de você acordar super de bem com a vida e encontrar uma pessoa que te olha e diz: “Nossa, aconteceu alguma coisa? Você está com uma cara horrível!”. Comigo já aconteceu. De fato, não havia me acontecido nada, pelo menos até aquele momento, porque depois disso senti a autoestima cair lá no dedão do pé. Eu devia estar com uma aparência horrível para essa pessoa ter tido essa reação. Ou será que foi ela que acordou horrível (em seu humor) e decidiu contaminar quem estava ao redor dela da mesma maneira?

Pense bem antes de comentar sobre o que você não gosta na outra pessoa. Ela pode estar feliz desta forma, não estrague isso. E se quiser falar alguma coisa, elogie. Aos poucos você vai ver que a felicidade estampada na cara de quem recebe esse agrado vai mudar seu dia também.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page